Histórico
NOSSA HISTÓRIA
DA CRECHE UFV AO LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL (LDI) – RETROSPECTIVA HISTÓRICA
Em 8 de julho de 1988 a UFV inaugura as instalações físicas da Creche-UFV, atendendo a demanda das mães servidoras que necessitavam de um lugar seguro e educativo para suas filhas e filhos, e assim pudessem desenvolver suas atividades laborais. A princípio, a Creche foi projetada para atender 70 crianças de 0 a 3 anos. Porém, a partir de março de 1992, esse atendimento foi ampliado para 85 crianças, incluindo em seu atendimento, além da mães, os pais servidores e pais estudantes. Inicialmente a creche era vinculada a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, e todos os usuários pagavam à Creche UFV o referente a 1% do seu salário básico acrescido da taxa de alimentação.
Em março de 1993 foi implantada a sala 5 (atendendo crianças de 5 a 6 anos de idade) em regime de atendimento parcial. Somente nesse ano (1993) o regulamento da Creche, redigido desde 1988, foi aprovado pelo CONSU1 e publicado nos Atos Administrativos da UFV n° 032/88. Em agosto de 1995 foi aprovado pelo CONSU o novo regulamento da Creche por meio da Resolução 04/95.
Em abril de 1999, a Administração Superior implementou uma nova proposta para que a UFV continuasse a prestar esse serviço à comunidade, objetivando não só oferecer um espaço de atendimento à criança, mas também um espaço de formação profissional, onde seriam produzidos e socializados conhecimentos científicos relativos à diversidade de formação proposta por esta Universidade, atendendo aos 3 eixos principais de formação: o ENSINO, a PESQUISA, e a EXTENSÃO. Assim, a Creche UFV foi extinta, e transformada em o Laboratório de Desenvolvimento Infantil – LDI, que passou a ser vinculado ao Departamento de Economia Doméstica – DED, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes em 1999.
A decisão de transferi-la para o DED se justificou, por esse departamento já trabalhar com a formação de profissionais em nível superior, para a educação infantil. O Departamento de Economia Doméstica, juntamente com a Área de Família e Desenvolvimento Humano, decidiu aceitar a proposta da Universidade, desde que a Administração Superior desse todo o apoio administrativo, logístico e financeiro ao Departamento, além de fazer os investimentos necessários para transformar a Creche em Laboratório.
Ainda em abril, o regulamento do LDI é aprovado pelo CONSU, Resolução n° 3/99, de 9 de abril de 1999.
Alguns fatos marcaram a mudança de Creche para Laboratório de Desenvolvimento Infantil. Dentre eles, pode-se ressaltar: a ampliação dos objetivos, uma vez que passou a ter como proposta o atendimento às aulas práticas das disciplinas do Curso de Economia Doméstica – Licenciatura em Educação Infantil e cursos afins, além do maior envolvimento dos professores e técnicos da área de Família e Desenvolvimento Humano do DED. Foi instituído o Conselho Fiscal do LDI com representação de pais, do DED e do LDI (Resolução 3/99, do Consu).
Em 2004 o LDI passou a atender crianças na faixa etária de 3 meses a 4 anos em horário integral, disponibilizando 87 vagas, sendo que as crianças de 5 anos migrariam, automaticamente, para serem atendidas no Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH).
Em 2014, o MEC liberou, para o Departamento de Economia Doméstica, abertura de concurso público para quatro vagas de professoras da carreira EBTT, reduzindo assim o quadro de professores terceirizados. Em janeiro de 2015, iniciou-se uma grande reforma no Laboratório de Desenvolvimento Humano e as crianças da faixa etária de 5 anos passaram a ser atendidas no LDI havendo necessidade de uma nova estruturação do espaço físico para atender as devidas faixas etárias. Assim eliminou-se um berçário e o espaço foi adaptado para atender crianças da faixa etária da sala 1, a sala 1 foi adaptada para a sala 2 a sala 2 foi adaptada para a sala 3, a sala 3 foi adaptada para a sala 4 e a sala 4 foi adaptada para a faixa etária de 5 anos.
No segundo semestre de 2015, a administração superior da UFV, convocou reunião com a coordenação do LDI, solicitando sistematização de uma proposta de atendimento em horário parcial, visando redução de custos, aumento de vagas ofertadas e redução no quadro de funcionários. A proposta sistematizada foi aprovada e o LDI modificou seu formato de atendimento passando a atender em dois turnos, duplicando o número de vagas ofertadas. Considerando a Resolução nº 1 da CEB a f. 44 que em seu art. Nº 1, inciso I que determina: “Oferecer igualdade de condições de acesso e permanência de todas as crianças na faixa etária que se propõe atender”, o processo seletivo foi modificado para sorteio público, atendendo além da comunidade acadêmica a comunidade em geral.
Assim iniciou-se o ano de 2016 com o novo formato de atendimento sendo que, os pais ou responsáveis das crianças que já frequentavam o LDI e confirmaram matrícula para 2016 puderam escolher o turno em que a criança frequentaria.
Em 2018 o atendimento oferecido às crianças na Educação Infantil completou 30 anos de história – 12 anos atendendo como Creche UFV e 18 anos atendendo como Laboratório de Desenvolvimento Infantil, pertencente ao Departamento de Economia Doméstica.
Outras informações sobre o contexto histórico do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), poderá ser acessado no Projeto Político Pedagógico do LDI, que ficará disponível no site em breve.
1 Consu: Conselho Universitário da Universidade Federal de Viçosa – Órgão Superior de Administração.
LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (LDH) – RETROSPECTIVA HISTÓRICA
O Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) foi idealizado e criado pelo Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa em 28 de Junho de 1979, tendo enquanto Lei de Criação o Decreto n° 570, de 08 de maio de 1969, retificado pelo Decreto n° 629, de 16 de junho de 1969, e Decreto n° 64.825, de 15 de julho de 1969.
Inicialmente o LDH começou funcionando em período parcial, com atendimento de 15 crianças, filhas de funcionários da UFV pertencentes a três níveis sócio-econômicos e escolhidos por sorteio entre os inscritos. Posteriormente passou a atender crianças na faixa etária de 3 a 6 anos em dois horários, ou seja, de 08h às 12h (15 crianças) e de 14h às 18h (15 crianças), totalizando 30 crianças.
No ano de 2007 depois de vários estudos e mudanças ocorridas no LDH, foi implantado o atendimento em período integral, objetivando complementar o atendimento da faixa etária da Educação Infantil (0 a 5 anos) definida pela legislação (Lei Federal 11.114, de 16 de maio de 2005, que “altera os arts. 6º, 30, 32 e 87 da Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996, tornando obrigatório o início do Ensino Fundamental aos 6 (seis) anos de idade”) e otimizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão do LDH.
Em maio de 2013 surgiu a ideia de criação de uma Unidade de Educação Infantil – UNIEI, que posteriormente passou a ser denominada somente UEI. A Unidade de Educação Infantil (UEI) é vinculada ao Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e integra o Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH). A regulamentação desta unidade está sob apreciação do CONSU – Conselho Universitário, para aprovação e efetivo funcionamento.
Em 2014, o MEC liberou, para o Departamento de Economia Doméstica, abertura de concurso público para quatro vagas de professoras da carreira EBTT, reduzindo assim o quadro de professores terceirizados
Em janeiro de 2015, iniciou-se uma grande reforma no Laboratório de Desenvolvimento Humano e as crianças da faixa etária de 5 anos passaram a ser atendidas no LDI.
Em comemoração aos 32 anos do Laboratório de Desenvolvimento Infantil e aos 41 anos do Laboratório de Desenvolvimento Humano, reunimos em um vídeo algumas memórias fotográficas ao som do hino dessas duas instituições tão especiais da Universidade Federal de Viçosa.
Fotografias: acervo dos Laboratórios/UFV
Hino dos Laboratórios:
Voz: Felipe Bastos, Gabriela Bastos e Vitória Marques
Letra: Sarah Rocha e Mathias Abrão
Adaptação: Felipe Bastos, Gabriela Bastos, Vanilda Bastos e Vitória Marques
ATENDIMENTO REMOTO DO LDI E DO LDH
Proposta de apoio às famílias e crianças atendidas
Para acessar a proposta de apoio às famílias e crianças atendidas pelos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Humano durante a pandemia do COVID-19, clique no botão a seguir:
Kits de Materiais Brincantes
Para acessar a proposta de montagem e distribuição do “Kit de Materiais Brincantes” às crianças e suas famílias atendidas pelos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Humano durante o distanciamento social provocado pela pandemia do COVID-19, clique no botão a seguir:
Proposta de Ensino, Pesquisa e Extensão
Para acessar a Proposta de Ensino, Pesquisa e Extensão realizada pelos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Humano de Fevereiro a Julho de 2021, clique no botão a seguir:
RETORNO PRESENCIAL COM AS CRIANÇAS DO LDI E LDH
O plano de ação de retomada das atividades presenciais no LDI e LDH é uma construção coletiva entre a equipe coordenadora dos Laboratórios, equipe docente, pais representantes de sala, em parceria com professores e estudantes do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV, contemplando a realidade dos Laboratórios, e organizado a partir dos desafios identificados pela equipe. Para acessar o documento completo do Plano de Retomada das Atividades Presenciais, clique no botão abaixo:
Ensino, Pesquisa e Extensão
Considerando que o fluxo de estudantes nos Laboratórios é intenso e que o LDI e LDH têm por finalidade oferecer atendimento ao ensino, pesquisa e extensão com estudantes de diferentes áreas do conhecimento, a equipe elaborou estratégias, para o retorno das atividades presenciais, com ações a serem implementadas visando um atendimento de qualidade e segurança a toda a comunidade acadêmica envolvida.

Ações relacionadas às famílias
A equipe do Laboratório de Desenvolvimento Infantil e Laboratório de Desenvolvimento Humano pensou em refletir alguns pontos essenciais relacionados às ações com as famílias das crianças atendidas. O LDI e LDH, devem aproveitar os momentos que antecedem ao reinício das atividades presenciais para dialogar com os pais, mães e/ou responsáveis. Todos precisam se sentir seguros sobre a permanência das crianças nos espaços dos laboratórios.
Portanto, a escuta é essencial nesse processo. É preciso compreender os sentimentos existentes nas famílias para que a equipe dos laboratórios pensem nas estratégias para ajudá-las. Deve-se compreender que algumas famílias passaram por problemas graves durante a pandemia, como por exemplo, perdas de familiares, desemprego, etc. Para entender o que está acontecendo nos núcleos familiares, a equipe coordenadora e as professoras dos Laboratórios fazem reuniões periódicas com os representantes de sala. Para uma comunicação efetiva e rápida as professoras e a equipe coordenadora possuem contato direto via WhatsApp com as famílias. Esta, inclusive, foi uma ação necessária durante todo o período de pandemia.

Organização dos tempos e espaços
O processo de reabertura dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Humano demandam cuidados e mudanças de rotina, para que não aumente a taxa de transmissão do novo coronavírus. Esses cuidados são importantes para garantir a segurança das crianças e suas famílias, dos profissionais da educação e alunos da UFV que têm aulas nos laboratórios.
Diante do cenário pandêmico, se faz necessário repensar a organização dos tempos e espaços na Educação Infantil, de forma que garanta a segurança dos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas, e os seus direitos de aprendizagem, conforme preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que elenca os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Devido à necessidade de distanciamento social as atividades acontecerão de forma presencial e remota. As famílias que não retornarem com as crianças presencialmente continuarão sendo atendidas por meio das atividades sugeridas na plataforma do Google Classroom, receberão os kits de materiais brincantes e uma vez por semana, no dia da limpeza geral dos ambientes, estarão com as outras crianças nos encontros coletivos.
O cotidiano de uma instituição de Educação Infantil é composto por múltiplas experiências e linguagens, que perpassam pelo acolhimento, as interações e brincadeiras. Por isso, ao organizar os tempos e espaços é necessário considerar os bebês, as crianças bem pequenas e pequenas, sem perder de vista os princípios e objetivos da Educação Infantil, cuja finalidade é promover o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, nos seus diferentes
aspectos, complementando a ação da família e da comunidade, como garante a Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Desta forma, sistematizamos a organização dos tempos e espaços, considerando os
princípios da Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares, a Base Nacional Comum Curricular e os princípios filosóficos e pedagógicos do LDI e LDH.
Para mais informações acerca da organização dos tempos e espaços, sistematizadas em dois blocos (1-TEMPOS; 2-ESPAÇOS), acesse o documento completo, a partir da página 9.
Alimentação
O Serviço de Alimentação e Saúde possui propostas e procedimentos embasados nos princípios de higiene, saúde e alimentação, visam a promoção da integridade física, mental e social da criança, consolidando medidas para acompanhar o peso e a estatura, restabelecer e preservar o estado nutricional, assegurar a higiene e a prevenção e controle de doenças por meio de normas e protocolos de funcionamento.
Este setor de serviços é composto por: Sala de Distribuição de Lanches, Cozinha, Copa, Vestiário Feminino e Masculino, Lavanderia, Área de Recebimento de Gêneros, Sala de Arquivo e Área de Secagem de Roupas. Os lanches são preparados na Cozinha do LDI e fornecidos às crianças das salas do Berçário a Sala 03, localizadas no LDI e também às crianças das salas 04 e 05, localizadas no LDH, onde há uma cozinha de distribuição.
A equipe de funcionários deste setor corresponde a uma funcionária com o cargo de auxiliar técnica em alimentação, responsável pelo preparo e distribuição dos lanches; quatro funcionárias com o cargo de faxineira, responsáveis pela higienização de todas as áreas do LDI e LDH e Anexo, sendo uma destas, responsável pela higienização de utensílios e do ambiente da cozinha, bem como apoio em outras atividades afins e dois funcionários com o cargo de zelador, que desenvolvem diversas atividades que visam a conservação do ambiente e a segurança das crianças, da equipe de funcionários e das famílias.
Para mais informações acerca do serviço de alimentação e saúde, acesse o documento completo, a partir da página 31.
Protocolos de segurança
Os protocolos construídos e sugeridos levaram em consideração os seguintes documentos: Protocolo Sanitário de retorno às atividades escolares presenciais no contexto de pandemia da COVID-19 do Município, Manual sobre biossegurança para reabertura de escolas no contexto da COVID-19 do Município; Plano de Contingência nacional para infecção Humana pelo novo Coronavírus COVID-19; Documento de Biossegurança da UFV. Apresentaremos a seguir os protocolos citados.
Para acessar os protocolos pensados para as crianças, as/os profissionais e os familiares e organização, higienização e desinfecção dos ambientes, acesse o documento completo, a partir da página 34.
O Protocolo de Retorno Presencial nos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Humano foi elaborado pelas professoras Beatriz Santana Caçador – DEM/UFV e Lilian Fernandes Ayres – DEM/UFV, juntamente aos estudantes de Enfermagem e equipe coordenadora e docente dos Laboratórios. Para acessar a cartilha sistematizada com o Protocolo de Retorno Presencial do LDI e LDH, clique no botão abaixo:
Formulário de Saúde
Para acessar ao Formulário a ser preenchido quinzenalmente pelas famílias, clique no botão a seguir:
Termo de Responsabilidade
Para acessar o Termo de Responsabilidade para Retomada das Atividades no LDI e LDH, clique no botão abaixo:
Vídeos Orientadores
Este material é importante para maior adequação e implementação do nosso protocolo de retorno às aulas presenciais no LDI e LDH. Uma escola organizada para receber as nossas crianças, famílias e funcionários é fundamental. Desejamos um retorno acolhedor, afetivo, saudável, humanizado e seguro! Esse material foi pensado pela Empresa Júnior do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV “Humaniza Júnior”, tendo todo trabalho coordenado pela Prof. Lilian Ayres.