AGOSTO: MÊS DAS CRIANÇAS

Escrito por:
Laísa Medina Silva (coordenadora pedagógica do LDI)
Diana de Fátima Jacinto (professora LDI)
Deborah Moreira Lordelo (professora LDI)

O período de 0 a 6 anos de vida humana é considerado como a primeira infância. No decorrer dessa etapa, muitos processos de desenvolvimento acontecem e são impactados diretamente pela realidade na qual a criança está inserida, pelos estímulos que ela recebe e pelos vínculos vivenciados por ela. Devido a isso, é primordial que esse começo da vida receba proteção especial (HENRIQUES, 2017).

Philippe Ariès, importante estudioso sobre as infâncias e a família, destaca que a visão da criança e do sentimento pela infância foram sendo construídos ao longo do tempo. Segundo ele, foi somente nos séculos XVI e XVII que ocorreu uma mudança no olhar para a criança, que passa a ter a infância “descoberta”, despertando, portanto, o princípio da preocupação com aspectos psicológicos e
morais dela (ARIÈS, 1978). Apesar das crianças estarem inseridas em todos os lugares, nas praças, nas escolas, nas ruas, em propagandas de televisão, a importância dada a elas ganha um debate legal a partir da segunda metade do século XX, ou seja, são recentes as propostas legislativas e discussões acerca da relevância da primeira infância. Foi a partir daí que as crianças passaram a serem vistas por uma ótica mais humana, perante a lei, considerando as infâncias como uma fase que merece debates.

Na realidade brasileira, movimentos sociais foram fundamentais nas lutas para a promulgação de legislações que aplicassem o princípio da proteção integral, considerando a criança como um sujeito de direitos. Dentre eles, destaca-se a Constituição Federal – CF (1988) e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990). Outras legislações foram criadas no processo de redemocratização do país reafirmando a necessidade de se pensar nos bebês e crianças e a legitimidade de seus direitos e, no ano de 2023, criou-se a Lei no 14.671 que institui o mês de agosto como o “Mês da Primeira Infância”. Esta lei também prevê um esforço das casas legislativas em votar e priorizar debates sobre essa etapa.

Em celebração ao Mês da Primeira Infância, os Laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Humano (LDH), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), iniciaram debates sobre o trabalho com os bebês e crianças nesses espaços de formação e produção de conhecimentos sobre esse período da vida, por meio de uma formação continuada entre a equipe docente e coordenadoras pedagógicas do LDI/LDH, no período de 01/08 à 07/08/2023.

Além disso, a equipe também participou do XV Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil, que aconteceu no dia 04/08 no Auditório da Faculdade de Educação da UFMG. Ademais, outras ações estão sendo planejadas, como rodas de conversas com as famílias e a participação em uma reunião na Câmara Municipal de Viçosa, cuja pauta é a primeira infância. O Jornal Falando de Criança, publicação mensal do LDI e LDH, no mês de agosto é todo dedicado à primeira infância.

Todos os nossos esforços são em defesa dos direitos dos bebês e crianças, com o intuito de mobilizar e sensibilizar toda a comunidade acadêmica e viçosense a se comprometer com suas crianças e pensar a Educação Infantil como direito fundamental.

Participação no XV Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil
XV Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil
No coração da UFV há um lugar especial – LDI e LDH
Espaços de produção de conhecimentos sobre a primeira infância

Referências:
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2. Ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
HENRIQUES, Isabella. Primeira infância é prioridade absoluta. Instituto Alana, 2017.