Projetos e Produções
Percorrendo o Brasil: educação das infâncias nas IFES
A obra “Percorrendo o Brasil: educação das infâncias nas IFES” foi publicada no ano de 2022 e idealizada no ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19. Naquele momento, as inúmeras dificuldades e inseguranças que as professoras e os professores, especialmente da Educação Infantil, tiveram de lidar impulsionaram vários movimentos de formação on-line que buscavam alternativas para o gerenciamento daquela crise. Com as unidades de Educação Infantil das instituições federais de ensino não foi diferente. Nossa representação na Associação Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil compreendeu aquele tempo como uma oportunidade de fortalecer os laços entre as/os profissionais da Educação Infantil das unidades vinculadas/os à ANUUFEI e ao CONDICAP. Além disso, possibilitamos maior visibilização dessas unidades, de suas identidades como espaços formativos, de ensino, pesquisa e extensão.
O capítulo 14 é da Unidade de Educação Infantil (LDI e LDH) da UFV de autoria das Professoras Maria de Lourdes Mattos Barreto, Priscila Ladeira e Fernanda Miquelão, professoras Departamento de Educação Infantil da UFV.
Texto retirado do site: https://www.ufsm.br/editoras/facos/percorrendo-o-brasil-educacao-das-infancias-nas-ifes.
Projetos na Educação Infantil
Os Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e de Desenvolvimento Humano (LDI e LDH) são espaços de formação profissional e produção de conhecimento sobre a primeira infância e visam socializar os saberes construídos ao longo da história desses espaços, no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.
Em 2018, a equipe docente e coordenadora do LDI e LDH recebeu um convite das Professoras Nayara Macedo, Olga Soares, Liliane Caiafa e Maria Santos, para contribuírem com o livro “Projetos na educação infantil: experiências inspiradoras e integradas de aprendizagem”, relatando algumas experiências com os bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas, por meio do trabalho com projetos. O livro foi publicado em 2021, na versão impressa e como e-book.
Em 2020, a equipe foi novamente convidada pela Prof. Poliana Bruno Zuin, da Universidade Federal de São Carlos, para contribuir com mais relatos, agora para o livro “Vozes e Experiências de Professoras e Professores das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil (UUFEI) durante a Pandemia da Covid-19”. Relatamos as experiências dos Kits de Materiais Brincantes do LDI e LDH, uma ação do atendimento remoto dos Laboratórios. Em 2021 o livro foi publicado na versão e-book.
Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores durante a Pandemia
Em 2020 foram abertas as inscrições para o “Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores durante a pandemia”, uma iniciativa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, tendo enquanto objetivo valorizar a Educação Infantil e reconhecer a importância dos profissionais dessa área, fortalecendo a sua identidade, além de evidenciar as boas práticas que estão sendo realizadas com as crianças e suas famílias no período de pandemia.
As professoras da sala 2, turno manhã e tarde do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), submeteram projetos de ensino desenvolvidos com as crianças bem pequenas no atendimento remoto do Laboratório. O projeto “Brincando e Aprendendo com a Natureza”, foi desenvolvido com as crianças e famílias da sala 1 (turno manhã) e foi submetido pela professora Rita de Cássia. Já a professora Sara Bustamante enviou o projeto “O Brincar em casa: re-descobrir e re-criar em tempos de distanciamento social”, desenvolvido com as crianças e famílias da sala 1 (turno tarde).
Esses projetos foram desenvolvidos com crianças na faixa etária de 1 ano a 2 anos de idade, tendo a parceria da professora Rosana Faria, nos dois turnos de atendimento, sob a coordenação pedagógica de Laísa Medina Silva. As educadoras infantis Rita de Cássia Silva e Sara Souza Bustamante, professoras no Laboratório de Desenvolvimento Infantil – UFV, foram ganhadoras do Prêmio. O evento premiou 100 boas práticas de professores de todos os estados brasileiros com um curso de formação do Instituto Singularidades sobre a BNCC-Educação Infantil e R$ 1.000,00 reais.
As professoras também receberão da Câmara Municipal de Viçosa a Moção de Congratulações, entregue pelo Vereador Marcos Roberto Fialho.
Jornal Falando de Criança
Para acessar mais informações sobre o Jornal Falando de Criança, clique no botão a seguir: