Projetos e Produções

Os Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e de Desenvolvimento Humano (LDI e LDH) são espaços de formação profissional e produção de conhecimento sobre a primeira infância e visam socializar os saberes construídos ao longo da história desses espaços, no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

Em 2018, a equipe docente e coordenadora do LDI e LDH recebeu um convite das Professoras Nayara Macedo, Olga Soares, Liliane Caiafa e Maria Santos, para contribuírem com o livro “Projetos na educação infantil: experiências inspiradoras e integradas de aprendizagem”, relatando algumas experiências com os bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas, por meio do trabalho com projetos. O livro foi publicado em 2021, na versão impressa e como e-book.

Em 2020, a equipe foi novamente convidada pela Prof. Poliana Bruno Zuin, da Universidade Federal de São Carlos, para contribuir com mais relatos, agora para o livro “Vozes e Experiências de Professoras e Professores das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil (UUFEI) durante a Pandemia da Covid-19”. Relatamos as experiências dos Kits de Materiais Brincantes do LDI e LDH, uma ação do atendimento remoto dos Laboratórios. Em 2021 o livro foi publicado na versão e-book.

Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores durante a Pandemia

Em 2020 foram abertas as inscrições para o “Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores durante a pandemia”, uma iniciativa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, tendo enquanto objetivo valorizar a Educação Infantil e reconhecer a importância dos profissionais dessa área, fortalecendo a sua identidade, além de evidenciar as boas práticas que estão sendo realizadas com as crianças e suas famílias no período de pandemia.

As professoras da sala 2, turno manhã e tarde do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), submeteram projetos de ensino desenvolvidos com as crianças bem pequenas no atendimento remoto do Laboratório. O projeto “Brincando e Aprendendo com a Natureza”, foi desenvolvido com as crianças e famílias da sala 1 (turno manhã) e foi submetido pela professora Rita de Cássia. Já a professora Sara Bustamante enviou o projeto “O Brincar em casa: re-descobrir e re-criar em tempos de distanciamento social”, desenvolvido com as crianças e famílias da sala 1 (turno tarde).

Esses projetos foram desenvolvidos com crianças na faixa etária de 1 ano a 2 anos de idade, tendo a parceria da professora Rosana Faria, nos dois turnos de atendimento, sob a coordenação pedagógica de Laísa Medina Silva. As educadoras infantis Rita de Cássia Silva e Sara Souza Bustamante, professoras no Laboratório de Desenvolvimento Infantil – UFV, foram ganhadoras do Prêmio. O evento premiou 100 boas práticas de professores de todos os estados brasileiros com um curso de formação do Instituto Singularidades sobre a BNCC-Educação Infantil e R$ 1.000,00 reais.

As professoras também receberão da Câmara Municipal de Viçosa a Moção de Congratulações, entregue pelo Vereador Marcos Roberto Fialho.

Jornal Falando de Criança

Para acessar mais informações sobre o Jornal Falando de Criança, clique no botão a seguir:

Semana do Comer – Alimentação que mobiliza afetos

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados