Proposta Curricular e Pedagógica
A proposta curricular dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Humano adequa-se às exigências legais presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (2009) e no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (1998).
Essa proposta foi elaborada considerando, como eixo norteador, os três tipos de conhecimento, ou seja, o conhecimento físico, o conhecimento lógico-matemático e o conhecimento social. A partir dos tipos de conhecimento, o currículo foi organizado considerando as múltiplas linguagens: linguagem matemática; linguagem oral e escrita; expressões corporais e movimento; expressões artísticas (plásticas, musical e dramática); ciências naturais; ciências sociais. Cada qual contemplando os diversos conteúdos indicados nos documentos normativos citados anteriormente.
A proposta curricular considera a faixa etária das crianças atendidas e que oferece experiências para que elas possam se desenvolver de forma integral. O conteúdo do currículo dessa instituição é explorado por meio de temas e projetos que auxiliam no desenvolvimento das diferentes áreas do conhecimento respeitando a criança em sua individualidade e possibilitando-lhe atividades significativas e contextualizadas que possam oferecer desafios ao pensamento, priorizando a construção da autonomia moral e intelectual, bem como a cooperação. Diante disto, a criança é estimulada a expressar-se livremente, a analisar, a comparar, a resolver problemas, a tomar decisões, a construir regras, enfim, a interpretar a realidade na qual está inserida, dentro das possibilidades oferecidas pelas suas estruturas do pensamento. Nosso currículo consiste em apresentar caminhos que, por meio de experiências e materiais diversos, poderão contribuir para o desenvolvimento integral das crianças.
Metodologia
O jogo e o lúdico como componentes curriculares
A proposta metodológica desse currículo se organiza em atividades lúdicas que promovam a construção do conhecimento por meio das múltiplas linguagens, ou seja, pelas formas das crianças se comunicarem, interagirem e interpretarem o mundo. O jogo é considerado fundamental ao desenvolvimento da criança, seja no aspecto físico-motor, social, moral, afetivo e cognitivo, sendo crucial para se conhecer mais sobre a criança. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (2010) a brincadeira é um dos eixos estruturantes das práticas pedagógicas, juntamente com as interações. Considerando estes eixos norteadores, nossa metodologia consiste na utilização dos diferentes tipos de jogos e brincadeiras, livres ou dirigidas.
Objetivando o desenvolvimento integral da criança, a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar e agir por conta própria, entende-se o jogo enquanto metodologia para desenvolver esse trabalho com a criança promovendo seu desenvolvimento e aprendizagem enquanto um ser integral. O jogo é fundamentalmente uma atividade de grupo e, ao mesmo tempo, é por ele que a criança se relaciona com os outros. Desde muito cedo o jogo é importante na vida da criança, pois, por ser uma atividade livre, cria um ambiente adequado para que a criança possa investigar, explorar, criar, extravasar suas emoções e procurar resolver problemas. Enfim, o principal objetivo dos jogos em grupo é estimular o desenvolvimento da criança.
A oportunidade de praticar jogos de regras e às vezes modificar e elaborar as regras, possibilita às crianças se desenvolverem moral, política e emocionalmente, além de estimular a responsabilidade, iniciativa e autonomia, pois as crianças observam os efeitos e as modificações das regras e comparam os diferentes procedimentos. O jogo permite uma liberdade de ação que não é encontrada nas atividades escolares e, considerando seus benefícios, deve ser uma metodologia do trabalho pedagógico que contribua para o desenvolvimento integral da criança. O estudo da criança em situações de jogo poderá contribuir também para se conhecer ainda mais o seu valor no contexto escolar.
Matriz Curricular
As múltiplas linguagens como componentes curriculares
O conceito de múltiplas linguagens se refere às diferentes linguagens utilizadas pelas crianças para se expressar e interagir com as pessoas e o ambiente ao seu redor. É importante que as crianças tenham a oportunidade, na educação infantil, de realizar atividades lúdicas que envolvam as múltiplas linguagens para que possam se desenvolver de forma integral. Sendo assim, as/os professoras/ es oferecem uma gama de atividades que possibilitem as crianças se expressarem, comunicarem e se desenvolverem de forma integral.
Como menciona Bassedas et al (1999) e Gobbi (2010) a experiência com as linguagens pode possibilitar às crianças vivenciarem situações em que elas despertem interesse por atividades diversas, experimentando suas brincadeiras, invenções, fantasias, que se manifestam como forma de compreender e expressar o mundo. Essas experiências se constituem a partir de diversões com caretas e palhaçadas, assim como descobrir como escrevemos as palavras, como é possível usar os números para contar, experimentar aromas, sons, cores, formas, texturas, gestos, choros e variadas manifestações culturais e expressivas. Além disso, dão oportunidade para se expressarem por meio de desenhos, pinturas, movimentos corporais e os diversos fazeres artísticos.
Para ver todas as informações acerca da Proposta Curricular e Pedagógica dos Laboratórios, acesse o Projeto Político Pedagógico abaixo, a partir da página 80: