Programas
Programa de Envolvimento com a Família
O programa faz parte da proposta filosófica do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) e mobiliza diferentes ações que possibilitam às famílias dos bebês e das crianças se envolverem nas propostas elaboradas e desenvolvidas pelos Laboratórios. Algumas dessas ações são planejadas pela instituição e outras sugeridas pelas famílias, sendo elas: empréstimo de livros às crianças; reuniões de pais; conferências individuais; participação da família nas atividades com as crianças; sábados letivos, festas e comemorações; caderno de recados; informativos dos pais; informativo das crianças; palestras e seminários; excursões; participação em lives; participação das famílias como membro da comissão de pais e representantes no Conselho de Administração dos Laboratórios; contatos informais, dentre outras ações.
Ao criar esse programa, LDI e LDH objetivam promover maior integração entre famílias, instituição e crianças, visando atender com qualidade e firmar uma parceria profícua em prol do desenvolvimento integral das crianças. Por meio desse programa e da consequente interação, a troca de informações entre as famílias e a instituição de educação infantil poderá ser mais estreita favorecendo o conhecimento mútuo entre ambas.
A relação entre Família e Instituição de Educação está em constante processo de construção, portanto, não significa que essas ações propostas às famílias são definitivas ou rígidas. As propostas apresentadas devem ser entendidas como ponto de partida para a busca por essa relação mais próxima entre os dois ciclos principais da criança e cabe à qualquer Instituição de Educação Infantil propor ações que colaborem com isso, sem deixar de considerar as possíveis complicações e potencialidades que surgem dessa interação.
Diante do contexto da pandemia do COVID-19, no ano de 2020 e sucessivamente com a necessidade de um período remoto, construir estratégias para manutenção dos vínculos e o envolvimento das famílias se fez muito necessário. Bem como criar vínculos e acolher às famílias recém-chegadas para o atendimento remoto.
Programa de Empréstimo de Livros
O Programa de Empréstimo de Livros do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH), constitui-se de experiências que se fundamentam na pesquisa e ações junto às famílias e crianças. É resultado de um projeto implementado há mais 20 anos pelo Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) intitulado “Programa de leitura em casa” e passou integrar-se como uma ação dos Laboratórios.
Desde os primeiros meses de vida, bebês as crianças precisam ter oportunidades de ouvir histórias e manusear livros, pois, além de ser um momento agradável, é também muito importante para a formação de qualquer criança. Diante do reconhecimento da importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança, o empréstimo de livros infantis é realizado com os seguintes objetivos:
– Promover uma maior interação entre pais, filhos e outros membros da família durante o ato de contar histórias;
– Oportunizar o relacionamento com as outras crianças por meio de trocas de informações;
– Propiciar à criança oportunidade de respeitar o desejo do outro e esperar a sua vez;
– Proporcionar à criança maior contato com o livro infantil, oferecendo-a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em relação ao mundo, resolver conflitos emocionais, descarregar tensões etc.
– Possibilitar a ampliação de seu universo imaginário, bem como de sua criatividade;
– Dar oportunidade à criança de conhecer hábitos sociais e culturais diferentes;
– Estimular o desenvolvimento da atenção, concentração, memória, reflexão e linguagem;
– Dar oportunidade à criança de ter mais contato com a leitura e escrita, favorecendo o seu processo de alfabetização;
– Estimular na criança o gosto pela leitura;
– Dar oportunidade para a criança desenvolver e enriquecer sua linguagem, fazendo com que suas construções gramaticais fiquem mais complexas, além de aprender a reconhecer o poder mágico das palavras, a gozar suas combinações – de rima, de ritmo, repetição, jogo das palavras, analogias etc. Além disso, favorecer a construção de seu conhecimento, fazendo relações, reflexões, desenvolvendo-se nos aspectos físico-motor, socioemocional, cognitivo e moral.
A periodicidade deste empréstimo é de uma vez por semana em todas as salas. O bebê e a criança escolhem o livro que desejam levar, a professora preenche a ficha de empréstimo e encaminha junto com ela uma outra ficha, a ficha de acompanhamento de leitura, que tem como objetivo registrar como o livro está sendo utilizado pela criança e sua família. Cabe à família acompanhar a criança durante a leitura da história, orientá-la na conservação do livro, bem como lembrá-la do dia de devolução, envolvendo-a também com a responsabilidade pelo livro.
Em 2020, com a pandemia da COVID-19, planejamos ações que pudessem dar continuidade ao empréstimo de livros. O livro passou a ser enviado para os bebês e crianças pelos Kits Brincantes e foram enviados mensalmente 180 livros.