Retorno presencial com as crianças do LDI e LDH

O plano de ação de retomada das atividades presenciais no LDI e LDH é uma construção coletiva entre a equipe coordenadora dos Laboratórios, equipe docente, pais representantes de sala, em parceria com professores e estudantes do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV, contemplando a realidade dos Laboratórios, e organizado a partir dos desafios identificados pela equipe. Para acessar o documento completo do Plano de Retomada das Atividades Presenciais, clique no botão abaixo:

Ensino, Pesquisa e Extensão

Considerando que o fluxo de estudantes nos Laboratórios é intenso e que o LDI e LDH têm por finalidade oferecer atendimento ao ensino, pesquisa e extensão com estudantes de diferentes áreas do conhecimento, a equipe elaborou estratégias, para o retorno das atividades presenciais, com ações a serem implementadas visando um atendimento de qualidade e segurança a toda a comunidade acadêmica envolvida.

Ações relacionadas às famílias

A equipe do Laboratório de Desenvolvimento Infantil e Laboratório de Desenvolvimento Humano pensou em refletir alguns pontos essenciais relacionados às ações com as famílias das crianças atendidas. O LDI e LDH, devem aproveitar os momentos que antecedem ao reinício das atividades presenciais para dialogar com os pais, mães e/ou responsáveis. Todos precisam se sentir seguros sobre a permanência das crianças nos espaços dos laboratórios.

Portanto, a escuta é essencial nesse processo. É preciso compreender os sentimentos existentes nas famílias para que a equipe dos laboratórios pensem nas estratégias para ajudá-las. Deve-se compreender que algumas famílias passaram por problemas graves durante a pandemia, como por exemplo, perdas de familiares, desemprego, etc. Para entender o que está acontecendo nos núcleos familiares, a equipe coordenadora e as professoras dos Laboratórios fazem reuniões periódicas com os representantes de sala. Para uma comunicação efetiva e rápida as professoras e a equipe coordenadora possuem contato direto via WhatsApp com as famílias. Esta, inclusive, foi uma ação necessária durante todo o período de pandemia.

Organização dos tempos e espaços

O processo de reabertura dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Humano demandam cuidados e mudanças de rotina, para que não aumente a taxa de transmissão do novo coronavírus. Esses cuidados são importantes para garantir a segurança das crianças e suas famílias, dos profissionais da educação e alunos da UFV que têm aulas nos laboratórios.
Diante do cenário pandêmico, se faz necessário repensar a organização dos tempos e espaços na Educação Infantil, de forma que garanta a segurança dos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas, e os seus direitos de aprendizagem, conforme preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que elenca os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Devido à necessidade de distanciamento social as atividades acontecerão de forma presencial e remota. As famílias que não retornarem com as crianças presencialmente continuarão sendo atendidas por meio das atividades sugeridas na plataforma do Google Classroom, receberão os kits de materiais brincantes e uma vez por semana, no dia da limpeza geral dos ambientes, estarão com as outras crianças nos encontros coletivos.
O cotidiano de uma instituição de Educação Infantil é composto por múltiplas experiências e linguagens, que perpassam pelo acolhimento, as interações e brincadeiras. Por isso, ao organizar os tempos e espaços é necessário considerar os bebês, as crianças bem pequenas e pequenas, sem perder de vista os princípios e objetivos da Educação Infantil, cuja finalidade é promover o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, nos seus diferentes
aspectos, complementando a ação da família e da comunidade, como garante a Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Desta forma, sistematizamos a organização dos tempos e espaços, considerando os
princípios da Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares, a Base Nacional Comum Curricular e os princípios filosóficos e pedagógicos do LDI e LDH.

Para mais informações acerca da organização dos tempos e espaços, sistematizadas em dois blocos (1-TEMPOS; 2-ESPAÇOS), acesse o documento completo, a partir da página 9.

Alimentação

O Serviço de Alimentação e Saúde possui propostas e procedimentos embasados nos princípios de higiene, saúde e alimentação, visam a promoção da integridade física, mental e social da criança, consolidando medidas para acompanhar o peso e a estatura, restabelecer e preservar o estado nutricional, assegurar a higiene e a prevenção e controle de doenças por meio de normas e protocolos de funcionamento.
Este setor de serviços é composto por: Sala de Distribuição de Lanches, Cozinha, Copa, Vestiário Feminino e Masculino, Lavanderia, Área de Recebimento de Gêneros, Sala de Arquivo e Área de Secagem de Roupas. Os lanches são preparados na Cozinha do LDI e fornecidos às crianças das salas do Berçário a Sala 03, localizadas no LDI e também às crianças das salas 04 e 05, localizadas no LDH, onde há uma cozinha de distribuição.
A equipe de funcionários deste setor corresponde a uma funcionária com o cargo de auxiliar técnica em alimentação, responsável pelo preparo e distribuição dos lanches; quatro funcionárias com o cargo de faxineira, responsáveis pela higienização de todas as áreas do LDI e LDH e Anexo, sendo uma destas, responsável pela higienização de utensílios e do ambiente da cozinha, bem como apoio em outras atividades afins e dois funcionários com o cargo de zelador, que desenvolvem diversas atividades que visam a conservação do ambiente e a segurança das crianças, da equipe de funcionários e das famílias.

Para mais informações acerca do serviço de alimentação e saúde, acesse o documento completo, a partir da página 31.

Protocolos de segurança

Os protocolos construídos e sugeridos levaram em consideração os seguintes documentos: Protocolo Sanitário de retorno às atividades escolares presenciais no contexto de pandemia da COVID-19 do Município, Manual sobre biossegurança para reabertura de escolas no contexto da COVID-19 do Município; Plano de Contingência nacional para infecção Humana pelo novo Coronavírus COVID-19; Documento de Biossegurança da UFV. Apresentaremos a seguir os protocolos citados.

Para acessar os protocolos pensados para as crianças, as/os profissionais e os familiares e organização, higienização e desinfecção dos ambientes, acesse o documento completo, a partir da página 34.

O Protocolo de Retorno Presencial nos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Humano foi elaborado pelas professoras Beatriz Santana Caçador – DEM/UFV e Lilian Fernandes Ayres – DEM/UFV, juntamente aos estudantes de Enfermagem e equipe coordenadora e docente dos Laboratórios. Para acessar a cartilha sistematizada com o Protocolo de Retorno Presencial do LDI e LDH, clique no botão abaixo:

Formulário de Saúde

Para acessar ao Formulário a ser preenchido quinzenalmente pelas famílias, clique no botão a seguir:

Termo de Responsabilidade

Para acessar o Termo de Responsabilidade para Retomada das Atividades no LDI e LDH, clique no botão abaixo:

Vídeos Orientadores

Este material é importante para maior adequação e implementação do nosso protocolo de retorno às aulas presenciais no LDI e LDH. Uma escola organizada para receber as nossas crianças, famílias e funcionários é fundamental. Desejamos um retorno acolhedor, afetivo, saudável, humanizado e seguro! Esse material foi pensado pela Empresa Júnior do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV “Humaniza Júnior”, tendo todo trabalho coordenado pela Prof. Lilian Ayres.

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