Apresentação
QUEM SOMOS?
Somos Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH), espaços de formação profissional e humana, mantido pela Universidade Federal de Viçosa, vinculado ao Departamento de Educação Infantil. Temos por finalidade atender às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFV, visando a produção do conhecimento acerca de infâncias, famílias, desenvolvimento humano, educação infantil e outros. Tendo enquanto sujeito de estudo as crianças de 3 meses a 5 anos de idade e suas respectivas famílias
FINALIDADE DOS LABORATÓRIOS
Os laboratórios são espaços de formação profissional que tem por finalidade atender às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Viçosa, tendo como objeto de estudo a criança, seu desenvolvimento e sua respectiva família. Neste sentido diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão tem sido desenvolvidos ao longo destes anos.
Especificamente, os laboratórios objetivam desenvolver práticas de cuidados/educação de crianças de 3 (três) meses a 5 (cinco) anos, em conformidade com o disposto nos artigos 29, 30, 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996).
O programa de educação infantil desenvolvido nesses espaços tem como objetivo principal promover o desenvolvimento integral da criança de 3 meses a 5 anos de idade, nos aspectos físico motor, social, cognitivo, afetivo e moral, proporcionando-lhes um ambiente adequado às suas necessidades e aos seus interesses, em complementação à ação da família e da comunidade.
A proposta de atendimento à criança é respaldada pela LDB (1996), artigos 29 a 31 e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, aprovada em 1999. O trabalho desenvolvido está em consonância com os princípios definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática, e dos princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade, da qualidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Diante desses princípios, o planejamento e as atividades desenvolvidas com os bebês e crianças se baseiam na crença de que essas se desenvolvem por meio da interação com o outro e da ação com o ambiente, utilizando-se como recursos metodológicos os jogos e as atividades lúdicas.
Os laboratórios vem aprimorando a qualidade de seu atendimento aos bebês, crianças e respectivas famílias respeitando às necessidades de integração das ações de cuidado e educação da criança nessa faixa etária.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL DOS LABORATÓRIOS
Atender às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão por meio do atendimento aos bebês e de 3 meses a 3 anos (LDI) e 4 a 5 anos (LDH), visando seu desenvolvimento integral, promovendo o envolvimento da família, oferecendo estágios aos estudantes que cursam as disciplinas da área, bem como prestando assessoria técnica à comunidade, realizando pesquisas relacionadas ao bebê, criança e à família.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS LABORATÓRIOS
Possibilitar que as crianças construam o seu conhecimento através de experiências lúdicas que contribuam para seu desenvolvimento integral, no que diz respeito aos aspectos físico motor, social, cognitivo, afetivo e moral;
- Acompanhar e avaliar o desenvolvimento e aprendizagem das crianças nos aspectos físico-motor, social, cognitivo, afetivo e moral;
- Integrar as ações de cuidar e educar durante a prática de atendimento à criança;
- Desenvolver programas de nutrição equilibrada, de acordo com as necessidades nutricionais das crianças;
- Oferecer condições favoráveis aos cuidados de higiene e saúde das crianças;
- Atuar em parceria com as famílias no que se refere à educação e cuidado das crianças, promovendo o programa de envolvimento da família com a instituição;
- Realizar programa de empréstimo de livros de literatura infantil às crianças;
- Desenvolver programas e projetos específicos relativos ao desenvolvimento e aprendizagem da criança na faixa etária atendida;
- Apoiar as famílias no desenvolvimento integral das crianças, promovendo o Programa de Envolvimento da Família;
- Realizar atividades que promovam a interação entre família-instituição-crianças.
Além desses objetivos, os laboratórios enquanto unidade educacional vinculado ao Departamento de Educação Infantil da UFV, e objetivando uma formação acadêmica, tem o compromisso de integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando:
- Oferecer condições físicas adequadas para o oferecimento de disciplinas da graduação e pós-graduação, em particular, para a realização de aulas práticas do curso de Educação Infantil da UFV e Cursos de áreas afins;
- Oferecer estágios curriculares e extracurriculares aos discentes da Educação Infantil, Pedagogia, Dança e áreas afins;
- Oferecer condições para a realização de pesquisas interdisciplinares em educação infantil em consonância com o projeto político-pedagógico do LDI e LDH, obedecendo a normas e regulamentos dos laboratórios;
- Possibilitar o desenvolvimento de projetos de extensão que estejam em consonância com os princípios do LDI e LDH;
- Divulgar as ações e o conhecimento produzido no LDI e LDH em eventos, congressos, seminários, periódicos, sites e outros;
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS LABORATÓRIOS
MODALIDADE DE ENSINO:
O LDI atende na modalidade de Creche (3 meses a 3 anos) conforme disposto no artigo 30º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB de 1996.
O LDH atende na modalidade de Pré-escola (4 a 5 anos) conforme disposto no artigo 30º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB de 1996.
N° DE CRIANÇAS ATENDIDAS NO LDI:
Atualmente o LDI dispõe de 100 vagas distribuídas em 50 vagas no turno da manhã e no turno da tarde. O grupamento de crianças é organizado da seguinte forma: Berçário: (turno manhã: 8 vagas e turno tarde :8); Sala 1: (Turno manhã 12 vagas – tarde: 12); Sala 2: (Turno manhã 14 vagas – tarde: 14); Sala 3: (Turno manhã 16 vagas – tarde: 16);
N° DE CRIANÇAS ATENDIDAS NO LDH:
Atualmente o LDH dispõe de 80 vagas distribuídas em 40 vagas no turno da manhã e no turno da tarde. O grupamento de crianças é organizado da seguinte forma: Sala 4: 4 a 5 anos (Turno manhã 20 vagas – tarde: 20); Sala 5: 5 a 5 anos e 11 meses (Turno manhã 20 vagas – tarde: 20);
* a idade de matrícula e permanência das crianças em cada sala, está embasada na Resolução nª 6, de 20 de outubro de 2010 e conforme o parecer CNE/CEB Nº:2/2018, considerando a data base de 31 de março.
REGIME DE FUNCIONAMENTO DOS LABORATÓRIOS:
Os laboratórios atendem em regime parcial totalizando 4 horas e 30 minutos de atendimento ininterruptos para às crianças.
– O turno da manhã inicia suas atividades às 07:45 horas e encerra às 12:15 horas.
– O turno da tarde inicia suas atividades às 13:45 horas e encerra às 18:15 horas.
POPULAÇÃO ATENDIDA LDI e LDH
A vagas são universais, podendo qualquer criança na idade atendida pelo LDI e LDH concorrer às vagas.
SORTEIO
O acesso aos Laboratórios se dá por meio de Sorteio Universal de Vagas. As inscrições para participar do sorteio podem ser realizadas no link, partir do lançamento de Edital que é divulgado neste site, no site da UFV e em diversos meios de comunicações locais. O número de vagas é divulgado em dois grupos de Vagas de Ampla Concorrências e Vagas para Crianças com Deficiência.
Ao ser sorteada a criança tem vaga garantida até o fim da primeira etapa da Educação Básica (educação infantil). A forma de acesso segue a Resolução do CNE/CEB nº 1 de 10 de Março de 2011 em seu Artigo 1º inciso I que define “Oferecer igualdade de condições para acesso e a permanência de todas as crianças na faixa etária que se propõe atender”. Tal processo seletivo passou a vigorar desde o início de 2016.
Em novembro de 2021, o sorteio passou a ser realizado por um Sistema Eletrônico que sorteará as vagas. O sorteio é público e todos podem assistir.
ANO LETIVO DE 2023
Para acessar as informações acerca do Sorteio Público realizado em 2023 clique nos links a seguir:
LDI e LDH divulgam o Edital de Sorteio Público de Vagas para o ano letivo de 2023
LDI e LDH divulgam a lista prévia de inscritos no sorteio de vagas para 2023
Resultado Oficial do Sorteio de Vagas do LDI e LDH para 2023
ANO LETIVO DE 2022
Para acessar as informações acerca do Sorteio Público realizado em 2022 clique nos links a seguir:
LDI e LDH divulgam o Edital do Sorteio Público de Vagas para 2022
LDI e LDH divulgam a lista prévia de inscritos no sorteio de vagas para 2022
LDI e LDH divulgam as inscrições homologadas do sorteio público de vagas para 2022
Resultado oficial do sorteio de vagas do LDI e LDH para 2022
LDI e LDH divulgam o Edital de Vagas Remanescentes para o ano letivo de 2022
LDI e LDH divulgam lista prévia de inscritos no sorteio de vagas remanescentes para 2022
LDI e LDH divulgam as inscrições homologadas do sorteio de vagas remanescentes para 2022
Resultado oficial do sorteio público de vagas remanescentes do LDI e LDH
LDH divulga Edital de Sorteio Público para Vagas Remanescentes para o ano letivo de 2022
LDH divulga Lista Prévia de inscritos no Sorteio de Vagas Remanescentes para 2022
ANO LETIVO DE 2021
Para acessar as informações acerca do Sorteio Público realizado em 2021 clique nos links a seguir:
LDI e LDH divulgam o Edital do Sorteio Público de Vagas para 2021
ATENÇÃO – Inscrição para o Sorteio
Liberado o Sistema de Inscrição Para o Sorteio
Divulgada a Lista Prévia de Inscritos no Sorteio LDI/LDH-2021
LDI/LDH torna público a Retificação do edital 01/2021/LDI/LDH/DED
Inscrições Homologadas para o Sorteio Público do LDI E LDH
Resultado Oficial do Sorteio Público de Vagas do LDI E LDH
LDI e LDH divulgam o Edital de Vaga Remanescente para o ano letivo de 2021
LDI/LDH Divulga a Lista de Inscrições Homologadas do Sorteio Público de Vaga Remanescente
LDI e LDH divulga nova data do sorteio de Vaga Remanescente
Resultado Oficial do Sorteio Público de Vaga Remanescente do LDI E LDH